mar 23, 2014
250 Visualizações
0 0

Bicicletas – Um meio sustentável de locomoção

Publicado por

Quem mora nas grandes cidades do país convive com um intenso trânsito. As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo todo dia batem recordes de engarrafamento. No Rio por exemplo, percursos que poderiam, facilmente, ser feitos em 20 minutos, demoram 1h30.

As ciclovias estão em franca expansão no país. A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro quer adicionar mais 100 km, até as olimpíadas de 2016. Batendo a meta, a cidade maravilhosa totalizará cerca de 450 km de pistas para ciclistas.
Além de desafogar o tráfego e servir de atividade física, as bicicletas são ótimas para a preservação ambiental. Aderindo às bicicletas e deixando o carro em casa, você deixa de emitir uma quantidade enorme de gases poluentes, melhorando a qualidade de vida e das pessoas ao seu redor. A economia de combustível também é importante. Durante engarrafamentos os carros consomem cerca de 30% a maios de combustível.

Segundo Gelma Reis, diretor da empresa de consultoria ambiental Ética Ambiental, a cidade e as pessoas só têm a ganhar com o uso de bicicletas. “Ninguém aguenta engarrafamento. É uma tremenda perda de tempo. Bicicleta hoje em dia é vista com uma coisa super moderna. Em países da Europa, como a França, é comum, grandes executivos utilizarem esse meio de transporte para ir trabalhar”.

Com todas essas razões, deu vontade de aderir às bicicletas, não é mesmo? Tire a poeira da sua bicicleta e vamos pedalar!

Texto cedido por Daniel Delfino.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Colunistas · Meio Ambiente

Comente ou dê a sua opinião