mar 6, 2014
91 Visualizações
0 0

Como funciona a nota do MEC?

Publicado por

Todo curso superior, seja público ou privado, é avaliado, ano a ano, pelo ENADE, (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que é um exame aplicado aos estudantes que estão iniciando seus cursos e os que estão se formando. A intenção é avaliar como os alunos absorvem as informações passadas nas aulas.

Utilizando as notas do ENADE e dados como o número de professores mestres e doutores, as instalações da instituição e os recursos utilizados nas aulas, o MEC atribui o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que varia de 1 a 5. Cursos com nota 1 ou 2 devem, obrigatoriamente, receber a visita de técnicos do MEC, que irão reavaliá-los, mantendo ou alterando a nota, para uma maior ou menor.
Cursos com notas iguais ou maiores que 3 podem escolher entre receber os técnicos do MEC ou não. Caso não os recebam, o CPC é utilizado como nota definitiva, o CC (Conceito de Curso) e os cursos com notas mais baixas terão como CC a nota de avaliação dos técnicos.

mecPara acessar as informações e conceitos dos cursos superiores cadastrados e reconhecidos, o MEC disponibiliza o portal www.emec.mec.gov.br.

Lá, você acessa a tela acima, onde pode pesquisar as instituições de ensino superior de cada estado e município, além de consultar suas notas antes de escolher onde se matricular.

Originalmente publicado no Blog do Quero Bolsa

Assuntos Relacionados
Educação e Cultura · News

Comente ou dê a sua opinião