maio 9, 2017
58 Visualizações
0 0

Cuidados ao dirigir em estradas com neve

Publicado por

Para nós brasileiros, neve é sempre um tabu. Quando se fala em dirigir no gelo logo aparece um estranhamento. Afinal, sabemos que o gelo é uma superfície escorregadia. Mas, em países onde o inverno costuma ser rigoroso e com intensas nevascas, os motoristas possuem formas de se adaptar a essa adversidade. Se você dirige em alguma estrada congelada ou está planejando ir para algum lugar onde existam essas condições, seguem algumas dicas para você não se prejudicar no seu passeio ou viagem.

Mantenha a aderência das rodas

Velocidade e estradas congeladas não combinam. O ideal é sempre manter o carro em uma velocidade que você sinta a aderência. Segundo Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio fundador da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, a preocupação com a aderência deve ser prioridade. “É um ambiente totalmente extremo para o carro. Mesmo com a existência de pneus específicos para neve, cuidado e muita atenção, nunca são demais”. É importante não travar as rodas ao frear para não evitar derrapagens. Se você tiver um carro com sistema de freios ABS, o risco de derrapagens será menor. Em muitos lugares, motoristas utilizam uma armação feita de correntes, com o objetivo de conseguir uma melhor aderência.

Aumente a distância dos veículos à sua frente

Em rodovias em perfeitas condições é importante manter a distância dos carros à sua frente. Mas, em estradas com neve, o tempo de parada do carro pode ser maior. Por essa razão, mantenha a distância e uma velocidade segura dos carros da frente.

Prepare seu carro para o frio

Não pense que o perigo é só a estrada. O frio pode atrasar muito sua viagem caso se congele os fluidos do seu carro. Por essa razão, existem produtos específicos que atuam como anticongelantes. Não deixe de maneira nenhuma neve acumulada na parte inferior. Isso pode congelar o motor. Fique sempre atento às temperaturas dos fluidos de transmissão e outros fluidos.

Vá para a estrada equipado

Dependendo do local para onde você está indo, o socorro pode não ser tão rápido. Por essa razão, ter cobertores, alimentos e bebidas quentes (café e caldos) é essencial. Afinal, nunca se sabe ao certo se seu carro irá se comportar bem nessas condições. Se você está pensando em se aventurar em alguma estrada gelada, conte para nós qual será seu destino! Texto cedido por: Daniel Delfino

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.