jul 30, 2014
984 Visualizações
0 0

Curiosidades sobre as lentes fotográficas

Publicado por

lentes-de-cameras-digitais

Não há dúvidas de que um dos componentes mais importantes da fotografia é a objetiva, ou seja, a lente. A objetiva e o corpo da câmera se complementam como um todo, porém, o que faz a diferença quando o assunto é qualidade, é a lente. Com o mesmo corpo de câmera fotográfica, você pode fazer vários tipos de foto, de acordo com cada tipo de objetiva.

A lente é um dispositivo óptico composto por um conjunto de lentes utilizado no processo de focalização ou ajuste do foco da cena a ser fotografada. Ela é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade óptica da imagem, dividida em sete grupos que são caracterizados essencialmente pela distância focal. De acordo com Rogério Von Kruger, fotógrafo de casamentos no Rio de Janeiro, esse número pode variar normalmente entre os 35mm e 200mm.

Tipos de lente fotográfica

Micro

Aplicação: Estas lentes são especialmente para fotografias de temas muitos pequenos, os quais são ampliados pelas lentes.
Distorção: Por apresentar profundidade de campo muito reduzida, a perspectiva da fotografia é perdida na desfocagem.
Imagem: Maior que o objecto fotografado.

Macro

Aplicação: Estas lentes são indicadas para fotografias de pequena dimensão onde é necessário um grande detalhe. Pode focar objetos a pequenas distâncias, proporcionando ao fotógrafo a possibilidade de fotografar detalhes minúsculos, insetos, plantas ou micro organismos.
Distorção: Apresenta profundidade de campo muito reduzida e distorções.
Imagem: Um pouco maior ou menor que o objeto fotografado.

Olho de Peixe

Aplicação: Essas lentes são indicadas para situações onde é necessário capturar uma grande área do espaço ou ambiente. Com características de uma grande angular mais poderosa, é capaz de abarcar um ângulo de até 180 graus. Distorção: Provoca grandes distorções na imagem.
Imagem: Menor que o objeto fotografado.

Grande Angular

Aplicação: Estas lentes são mais apropriadas para fotos de paisagens ou em ocasiões em que se tem pouca distância para fotografar em recintos pequenos, como por exemplo, salas em que precisamos enquadrar o máximo de área possível. Outra característica destas lentes é proporcionar grandes profundidades de campo, desde pequenas distâncias até ao infinito.
Distorção: Apresenta distorção da imagem.
Imagem: Menor que o objeto fotografado.

Normal

Aplicação: Estas lentes produzem uma imagem com perspectiva que se aproxima da visão normal, em que a proporção dos assuntos enquadrados não sofre ampliação nem redução perceptível.
Distorção: Semelhante à do olho humano.
Imagem: Menor que o objeto fotografado.

Teleobjectiva

Aplicação: Estas lentes de grandes distâncias focais são apropriadas para fotografar a longa distância.
Distorção: Quanto maior é a distância focal, maior é a desvalorização da perspectiva e o achatamento da imagem.
Imagem: Menor que o objeto fotografado.

Zoom

Aplicação: Este tipo de lente não é mais do que uma lente que permite variar a distância focal, e por consequência, variam o campo abrangido e o tamanho da imagem. Devido à sua versatilidade e conveniência, as objetivas zoom são talvez as mais populares de todas. Como uma lente zoom tem uma distância focal variável de maneira contínua, ela pode substituir todas as lentes fixas compreendidas entre as suas distâncias focais máximas e mínimas.
Distorção: Depende da distância focal.
Imagem: Depende da distância focal.

Lentes Claras X Lentes escuras

Cada tipo de lente tem sua respectiva abertura de diafragma. Isso que irá considerá-las claras ou escuras. João Salamonde, fotógrafo de casamentos, opinou sobre o assunto e disse que quanto menor a abertura da lente, melhor para fotografar, pois há mais entrada de luz na objetiva, não necessitando de outros recursos como o ISO, um recurso da câmera fotográfica de luz artificial, que pode deixar ruídos nas fotografias.

O ideal é investir em lentes claras, afinal, elas podem ficar escuras se você fechar o diafragma. Lentes escuras são aquelas cuja abertura é igual ou superior a f/5.6, e de acordo com Stefano Aguiar, que também faz fotos de casamento, elas são boas para fotografar condições de ampla profundidade de campo.

Como você pode ver, as lentes fotográficas apresentam diferentes tipos de recursos, de acordo com cada necessidade. Se você estava na dúvida sobre qual lente adquirir, agora você já sabe!

Texto cedido por Raphaela Aleixo.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane

Comente ou dê a sua opinião