set 29, 2014
348 Visualizações
0 0

Desenvolvimento sustentável e o papel da sociedade

Publicado por

Foto: Mar de Aral em 1989 e em 2008

Em tempos de crescente preocupação com o meio ambiente, que demanda cada vez mais capacidade de inovação e criatividade, torna-se fundamental o esforço conjunto no sentido de minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Enquanto soluções são desenvolvidas, é necessário o empenho individual e coletivo, de forma a promover o consumo consciente e o descarte adequado dos resíduos. Individualmente, é preciso cada vez mais aderir à coleta seletiva , que no Rio de Janeiro encontra-se em franca expansão.

Do lado das empresas, muitas são as medidas a ser adotadas para que se adaptem a um modo de produção ambientalmente sustentável. Do tratamento de resíduos e efluentes às formas de extração de matérias primas, existem muitas etapas a serem cumpridas, nem sempre respeitadas pelas organizações.

Felizmente, parece que o discurso ambiental vai deixando de ser uma quimera, ou conversa de hippie, para entrar definitivamente nas agendas de governos e empresas. Gradativamente vamos deixando de ignorar o fato de que só temos um planeta, e se esgotarmos seus recursos naturais, nada nos restará.

Efeito Estufa e suas consequências

O Efeito Estufa é, sem dúvida, uma das maiores fontes de preocupação para toda a humanidade. Suas consequências no equilíbrio dos ecossistemas podem ser devastadoras e irreversíveis. Mas não apenas o aquecimento da atmosfera tem causado destruição. Despejo de esgoto sem tratamento, extração de madeira de forma predatória e agricultura extensiva são outros fatores a compor o tétrico quadro de degradação da natureza. Um triste exemplo do último caso é o já considerado extinto Mar de Aral , outrora situado entre as repúblicas do Cazaquistão e Uzbequistão. As águas dos seus afluentes começaram a ser desviadas para irrigar os campos de algodão russos na década de 1960, dando início a um rápido processo de secagem.

Em 2003, o mar já estava dividido em duas bacias e hoje, em 2014, tudo que restou foram uma estreita faixa d’água e um pequeno lago ao norte, represado e mantido a duras penas pelo Cazaquistão.

O exemplo deve ser dado por governos e iniciativa privada

Se as entidades que controlam e produzem não assumirem suas responsabilidades, dificilmente a população vai se engajar no esforço para diminuir a pouição. Portanto, são cada vez mais urgentes investimentos para adequação aos parâmetros legais, vislumbrando a sustentabilidade. Tendo em vista que muitas entidades têm dificuldade em adaptar-se, têm se expandido cada vez mais serviços de consultoria ambiental . Essas empresas atuam de forma a garantir que todas as exigências governamentais e ecologicamente responsáveis sejam seguidas, para garantir a sustentabilidade da atividade industrial. Um importante passo, com um custo mínimo, se pensarmos nos benefícios em termos ambientais.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane

Comente ou dê a sua opinião