fev 21, 2014
169 Visualizações
0 0

Dirigindo na chuva com segurança

Publicado por

Ian Britton

Quem gosta de um tempo mais frio deve sempre estar preparado para enfrentar uma chuva. Se você é um desses, então sabe que deve tomar uma série de cuidados na hora de sair de carro na chuva. Algumas pessoas, porém, não sabem ou não se importam com esses cuidados.

Como nós sabemos que esse assunto é sério e deve ser respeitado, chamamos Danilo Vasconcelos, sócio fundador da loja de pneus no Rio de Janeiro, Dinamicar Pneus, para nos ajudar e explicar quais cuidados devemos ter para não causar nenhum tipo de acidente.

Cuidados ao dirigir na chuva

 

Luzes

Em dias de chuva, a visibilidade é muito reduzida. Por isso, acender pelo menos o farol baixo, ajuda a deixar seu carro mais visível, pois quando ligado eles acendem luzes vermelhas na traseira do veículo, assim evitando colisões. Quando a visibilidade for quase impossível, pare seu carro!

Aquaplanagem

Aquaplanagem é o nome dado ao fenômeno que ocorre quando o carro desloca-se sobre a água, perdendo o contato com a via. Quando isso ocorrer, o importante é se lembrar de não apertar o freio, simplesmente solte o acelerador e tente controlar o veículo e deixá-lo o máximo em linha reta. Nunca mova muito bruscamente o volante.

Evitar vias inundadas

Elas escondem uma série de obstáculos, como buracos e barras de ferro que podem ter sido deslocadas pela água. Uma coisa que as pessoas fazem é observar algum outro carro passando para tentar estimar a altura da água, isso é muito perigoso porque muitas vezes as pessoas não levam em consideração fatores como a tração e o tipo de freio que o outro carro possui. Vale lembrar que o excesso de água pode reduzir o desempenho do seu sistema de freios.

Distância entre os veículos

Manter distância do veículo da frente é sempre bom, porém, em dias de chuva é de extrema necessidade. Com uma distância segura, você consegue visualizar o que está acontecendo e efetuar o procedimento com tempo de sobra, evitando assim qualquer tipo de imprevisto.

Todo e qualquer tipo de procedimento de segurança deve ser tomado, tanto em dias chuvosos ou não. Se você seguir essas dicas e muitas outras, você vai conseguir curtir o tempo frio e com muita segurança.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Colunistas · Guias · Serviço

Comente ou dê a sua opinião