jul 13, 2015
81 Visualizações
Comentários desativados em Gerencie melhor suas horas de estudo
0 0

Gerencie melhor suas horas de estudo

Publicado por

Com essas técnicas você vai fazer mais em menos tempo

O tempo passa muito rápido, ainda mais quando somos jovens e queremos abraçar o mundo todo de uma só vez, assumindo um monte de projetos.

Quando percebemos, estamos comprometidos com escola, trabalho, cursos e ainda precisamos arranjar um tempinho para os amigos, pegar um cineminha, namorar.

Realmente, quando a vida é tão corrida, cada um dos 1440 minutos do dia são importantes e precisamos utilizá-los com sabedoria, mas sem desespero. Vamos falar de duas técnicas muito utilizadas para a gestão do seu tempo.

.

queijo-suicoTécnica do Queijo Suíço:

Imagine que terá uma prova muito importante em uma semana que estará trabalhando meio período e no curso de inglês, te deixando sem tempo. Como o trabalho e o curso tem horários fixos, o estudo terá que se encaixar nos tempos vagos entre eles. E é aí que entra a técnica. Não tente estudar tudo de uma só vez, atravessando a noite com a cara nos livros, gastando horas de sono que farão muita falta o dia seguinte.

O melhor é tentar estudar nos espaços, por mínimos que sejam, entre uma atividade e outra, no ônibus, no intervalo da escola, enfim, como em um queijo suíço, ir fazendo “buraquinhos” nessa tarefa, quando perceber, terá terminado, pedacinho por pedacinho. O contrário também é possível, separar algumas horas para estudar e fracionar outros afazeres.

.

pomodoroTécnica Pomodoro

Essa técnica foi inventada por um italiano, que fazia uso daqueles cronômetros em forma de tomate, em italiano, pomodoro, para aplicá-la.

Funciona assim: marque o alarme para 25 minutos e estude até o tempo se esgotar, faça uma pausa de 5 minutos e estude mais 25. A cada 4 pausas de 5 minutos, faça uma maior, de 15 a 30. Isso ajuda a fixar o conteúdo, por manter sua mente descansada. É importante que, durante as pausas, você faça alguma coisa que te agrade, ver TV, acessar sua rede social, qualquer coisa. Isso fará com que seu cérebro se sinta recompensado pelo esforço realizado  a cada pausa.

Quer saber mais? Neste link há mais detalhes sobre a Técnica Pomodoro.

Claro, existem outras maneiras de manejar o tempo, o importante é escolher a que melhor se adapta à sua rotina, se organizar e não deixar para depois!

Fonte: Jornalismo Colaborativo, Blog do Quero Bolsa

Assuntos Relacionados
Artigos · Educação e Cultura

Comments are closed.