jun 10, 2016
85 Visualizações
0 0

Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador

Publicado por

Criado por meio da Resolução 42/2010, o Programa Senado Jovem Brasileiro, que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal é realizado todos os anos  e contribui com o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Destinado aos estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, a legislatura tem duração de três dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Cabem às instituições de ensino convidadas, promoverem um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à Secretaria de Educação que irá selecionar três redações para representar o estado na etapa nacional.

Este ano o tema será: “Esporte: Educação e Inclusão”.

Além de outros prêmios previstos para alunos e escolas, os autores das 27 melhores redações de cada Federação serão selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

As escolas terão que trabalhar o tema com seus alunos em sala de aula e, dentre as redações produzidas, uma será escolhida e enviada para a Secretaria de Educação até o dia 19 de agosto.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Fonte: Senado Federal

Assuntos Relacionados
Educação e Cultura · Notícias

Comments are closed.