ago 3, 2016
423 Visualizações
1 0

IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação

Publicado por

O IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto na APVE (Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer), em São José dos Campos, terá como tema principal o Fomento à Cultura Aeroespacial. O evento que debate os desafios do setor deverá reunir pesquisadores, empresários, professores e escritores especializados sobre a indústria e o futuro da aviação, certificação experimental e o programa espacial.

Os homenageados deste ano serão o engenheiro Ernesto Klotzel, decano dos jornalistas brasileiros especializados em aviação, o editor Carlos Lorch, fundador da Revista Força Aérea, há mais de 20 anos no mercado, o Major-Brigadeiro do Ar Hugo de Oliveira Piva, pioneiro do programa espacial brasileiro, responsável desde 1968, por nortear o desenvolvimento de foguetes de sondagem e de lançamento de satélites no Centro Técnico da Aeronáutica e o Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, que ao longo de sua carreira na Força Aérea Brasileira teve papel relevante nas atividades de ensaios em voo e no desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional.

O evento contará com a participação do engenheiro Ozires Silva, Leonel Perondi (Inpe), Walter Bartels (AIAB), do professor Donizeti de Andrade (ITA) e do comandante Gúnar Armin Halboth da UFMG que ao lado do estudante André Lefévre Goldenstein deverão falar sobre o projeto da Aeronave Anequim. O avião atingiu 521 km/h e bateu cinco recordes mundiais de velocidade em sua categoria.

Ao completar 30 anos de atividade, a APVE também irá promover o 2º Encontro de Pioneiros da Certificação da Agência de Aviação Civil (ANAC) em que será homenageado o Comandante Luiz Carlos Rodrigues, experiente piloto com mais de 10 anos de ensaios em voo.

Já confirmaram presença 23 escritores e jornalistas que vão expor suas obras e conversar com o público. Dois autores vão aproveitar o evento para fazer o lançamento de livros. Paulo Laux, com a obra “90 anos da Aviação Comercial Brasileira”, que aborda a trajetória completa do transporte aéreo comercial no Brasil, desde 1926, quando aconteceram as tratativas finais para o início desta atividade no país, até poucos meses atrás. Com 244 páginas, em que fluem as histórias reais de mais de 120 empresas aéreas, o livro acompanha 400 fotos de ótima qualidade, sendo a maior parte delas ainda inéditas. E Solange Galante que lançará o livro “A Ás”, que conta a história fictícia de uma pioneira chamada Sônia, primeira mulher a chegar a piloto de Linha Aérea no Brasil. Muitos leitores irão se reconhecer na história, seja admirando aeronaves no aeroporto, enfrentando a primeira viagem de avião, ou ficando surpresos em shows aéreos.

Confira a Programação Completa do IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação:

12 de agosto (sexta-feira)

Horário: 14h00 às 15h30

Painel: Sistemas Aeroespaciais Embarcados: Desafios

Mediador: Dr. Leonel Fernando Perondi – Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Painelistas:

  • Shirley Marciano – Jornalista especializada do SindicatoNacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT)
  • Mário Niwa – do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
  • Geilson Loureiro – pesquisador do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE

Horário: 16h30 às 17h30

Palestra: Eng. Ozires Silva

Tema: O DNA do futuro da aviação


Dia 13 de agosto (sábado)

Horário: 10h00 às 11h00

Palestra: Cmte. Gunar Armin Halboth e André Lefèvre Goldenstein

Tema: Projeto da Aeronave Anequim, desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


Horário: 11h30 às 13h00

Painel: A Indústria Aeroespacial Brasileira: Características

Mediador: Eng. Walter Bartels – Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)

Painelistas:

  • Ramiro Brasil – da FT Sistemas, fabricante de ARPs (drones)
  • Ney Pasqualini Bevacqua – da Winnstal, fabricante de peças aeronáuticas
  • Wellington Rios – da FATEC/São José dos Campos, formação de profissionais
  • Graciliano Campos – da Novaer, fabricante de aviões em fibra de carbono

Horário: 14h30 às 16h00

Painel: Aspectos da Aviação Certificada e Experimental

Mediador: Professor Donizeti de Andrade, Ph.D. – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Painelistas:

  • Marcus Vinícius Ramalho de Oliveira – da Embraer
  • Mec-Aer Celso Faria de Souza – da Project-Air Engenharia, fabricante de aeronaves experimentais
  • Nelson Eisaku Nagamine – Gerente de Engenharia e Produto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
  • Eng. Artemio Relvas de Almeida – do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do DCTA

.

A Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer surgiu da inciativa de alguns funcionários da Embraer de possuírem um espaço próprio onde desfrutassem de momentos de lazer, partilhassem sua paixão pela aeronáutica e preservasse a cultura da aviação na região.

O IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação será realizado nos dias 12 e 13 de agosto na APVE, Alameda Cândido Marciano Leite, 88 – Vila Betânia, em São José dos Campos, São Paulo.

Maiores informações no site culturaaeroespacial.com.br

empresas-fomento-cultura-aeroespacial
Fonte: APVE / Jornalismo Colaborativo

Comments are closed.