maio 9, 2017
15 Visualizações
0 0

Mercado de carros de luxo em crescimento: faltam oficinas especializadas

Publicado por

Na contramão de outros setores, o consumo de produtos de luxo deve aumentar no Brasil. Isso porque a fatia da população que ganha mais de 150 mil dólares por ano vai aumentar, até 2020, em até 46,3%, com alcance em 1,4 milhão de pessoas. Para esse mercado, a estimativa de incremento fica em torno de 16% a 22%. Atualmente, o segmento movimenta aproximadamente 22 bilhões de reais anuais. Os números são da Euromonitor International, entidade especializada em pesquisas de mercado.

Embora a venda de veículos de forma geral venha registrando declínio, os carros de luxo certamente já estão entre os produtos mais vendidos entre consumidores de alta renda. Trata-se de um público exigente, que não abre mão de arcar com todos os custos inerentes à compra de um carro top de linha, como seguro e oficinas mecânicas.

O aumento na demanda se evidencia em sites de anúncios pela internet. Num dos maiores, o aumento no número de carros anunciados que custam entre 150 e 900 mil reais, no primeiro trimestre de 2014, aumentou em 20%, comparado ao mesmo período de 2013. Até o fim de 2015, o crescimento do mercado de carros de alto padrão deve aumentar em 30%, segundo estudo da montadora Mercedes Benz, que pretende inaugurar em 2016 nova planta na cidade de Iracemópolis, estado de São Paulo, com capacidade para produzir até 20 mil unidades por ano.

Vendas aumentam, mas faltam profissionais especializados

Carro de luxo

Com o aumento na circulação de carros de luxo, também sobe a demanda por serviços de manutenção. Para Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, há demanda reprimida, devido à pouca oferta de serviços direcionados a esse nicho “Na nossa rede de oficinas recebemos diariamente dezenas de clientes precisando de serviços que não são oferecidos numa oficina comum. As peças para carros de luxo, via de regra, são difíceis de encontrar e, na maior parte dos casos, precisam ser importadas. Eles procuram também mão de obra especializada, que é igualmente difícil de encontrar e que oferecemos aqui”.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.