out 15, 2016
545 Visualizações
0 0

O Dia do Professor

Publicado por

Hoje é um dia muito especial que devemos parabenizar, não só aos nossos, mas a todos os professores que percorrem um caminho, infelizmente, não muito valorizado dentro do contexto social, mas que apesar disso vivenciam sonhos, compartilham e  ensinam, demonstrando assim, o porquê de ter escolhido tal profissão.

Todos sabem que no dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor, umas das profissões praticadas mais importantes no mundo, afinal é através dela que se dá a transmissão de conhecimento.

A origem dessa comemoração deve-se ao fato que nessa mesma data, o Imperador D.Pedro I instituiu  um decreto que criou o Ensino Elementar em nosso País no ano de 1827, com ele deu-se o surgimento das escolas de primeiras letras, em todas as cidades e vilarejos do nosso território brasileiro. E ainda, ficou estabelecido pelo decreto a regulamentação dos conteúdos ministrados e condições trabalhistas da categoria.

Mais tarde, em 1947, Salomão Becker (professor paulista), juntamente com outros três profissionais da área, realizaram na referida data uma confraternização em homenagem aos professores e também  uma pausa no segundo semestre, devido ao sobrecarregamento de aulas. Posteriormente, em 1963, a data se oficializou através de um decreto como forma de enaltecer a função do Mestre dentro da sociedade moderna.

No Brasil, para que uma pessoa possa torna-se professor, é necessário ter curso de nível superior, em alguma área relacionada ao ensino, na modalidade de licenciatura, adquirindo assim, as primeiras experiências em sala de aula.

Professores, parabéns por serem aquelas pessoas em quem nos espelhamos. Aos nossos queridos professores, um muito obrigado!

Fonte: Instituto Cultural Brasil Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Artigos · Cursos · Educação e Cultura

Comente ou dê a sua opinião