Vale Publicar
Conteúdo que vale a pena você ler e publicar. Crie sua conta grátis!

O PARALELO ENTRE NEO E SÓCRATES

viverdefilosofia-post1

 

Qual o paralelo entre Neo e Sócrates?

Nos dois contos vemos que os personagens acreditam em uma realidade irreal/abstrata, porém concreta para eles.

Preceitos Filosóficos Como pode ser interpretada a questão de Neo ser “o escolhido”?

Para se libertarem de tal irrealidade, Neo e Sócrates tem como objetivo mostrar a verdade, e sair dessa ilusão demonstrando a existência de um mundo que transcende nossos sentidos físicos, onde se encontra a verdade, mas chegar na verdade é difícil e sofrido, porém necessário.

Ele tem como missão libertar a humanidade dessa falsa realidade imposta pela Matrix.

Eles pertenciam ao mundo “real” antes de ficarem presos, mas ao ficarem presos foram obrigados a adotar e criar suas próprias regras, independentemente, do mundo lá fora, ou o “mundo real”.

Após chegar ao mundo real e ser treinado, Neo é o único que consegue ver a verdade dentro da Matrix.
O livro “Os Exploradores de Cavernas” com o Mito da Caverna.

A grande questão do livro é que eles são obrigados a criar suas próprias regras, independente das regras colocadas no “mundo real”, pelo poder jurídico (que é crime matar alguém).

Ao contrário do ”Mito da Caverna”, onde eles já nascem presos e com regras inatas e apenas um deles acaba conhecendo o mundo “real”.

Após alguns dias, as autoridades os encontram, porém enquanto é feito o resgate, eles são informados por um médico que esta assistindo o resgate, que os suprimentos não são suficientes para eles sobreviverem até serem salvos, então os exploradores decidem, com seus dados, quem deverá se sacrificar para eles poderem se alimentar.

Qual seria o paradoxo entre Matrix e o Mito da Caverna?

Morfeu tem total importância no filme Matrix, ele foi informado pelo Oraculo sobre a vinda do “escolhido”.
O livro “Os exploradores de Cavernas” fala sobre um grupo de exploradores de cavernas, que ficam presos dentro de uma caverna.

Essas sombras na verdade são projetadas por outros homens assim como eles que estão acorrentados e por meio de madeiras e pedras para distorcem o que é real ou não.

Sócrates é convidado para conversar com o Oráculo e diz que “só sei que nada sei” e então o Oráculo diz: “Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe”.

No Mito da Caverna, temos a imagem de pessoas acorrentadas, no fundo de uma caverna, de frente a uma parede onde podem ver apenas as sobras de tudo aquilo que há atrás delas.

Seu objetivo é libertar a humanidade dessa realidade falsa constituída por maquinas, além disso ele gera grande esperança a todos e sem ele todos teriam sucumbido a irrealidade.

Ele quebra a barreira dos sentidos físicos e vai além com a sua percepção da realidade, enxergando o real em sua volta, sem deixar se influenciar pela Matrix e lutando contra a dor e o medo que o deixava “cego”.

Neo é o escolhido e o único que consegue enxergar Matrix como ela realmente é, ou seja, feita de dados de programação.

 

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.