maio 9, 2017
18 Visualizações
0 0

O perigo de colocar acessórios sem mudar o sistema elétrico automotivo

Publicado por

Muito comum entre os proprietários de carro é colocar acessórios que não foram projetados para o modelo. Atualmente, cada vez mais completos, os automóveis já contemplam sistema de ar-condicionado, periféricos elétricos, kit multimídia e, até mesmo, sons potentes. Mas, se você pretende adicionar outros itens, é preciso saber se o sistema comporta a mudança e a elevação de potência.

Nos carros mais antigos era comum colocar vidros e travas elétricas e som, bem mais som que o que vinha de fábrica. Sair trocando alto-falantes, colocando amplificadores e outros itens pode ser um risco. Quando se projeta um sistema elétrico, a capacidade de geração de energia e a quantidade e qualidade de fios são projetados de maneira segura para o que está dentro do carro.

Equipamentos mais potentes requerem maior amperagem da bateria, cabos de maior capacidade e até mesmo revisão da caixa de fusíveis e relês. Ligações indiscriminadas podem, inclusive, causar risco de incêndio nos automóveis.

Capacidade dos fusíveis não deve ser alterada

Outro erro grave cometido no sistema elétrico é a implementação de fusíveis de maior capacidade. Quando um destes queima, é imprescindível repor por um de mesmo valor e observar se ele voltará a queimar. Em caso positivo, é preciso identificar o erro, e não simplesmente aumentar a capacidade da peça, sob risco de queimar todo o chicote do carro e até mesmo incêndio.

O especialista Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, fala da importância em se ter muito cuidado com o sistema elétrico: “Eletricidade é algo que realmente pode ser muito perigoso em um carro. Além de ser um conserto minucioso, é uma das poucas coisas num automóvel que, realmente, pode causar danos irreversíveis. Todo cuidado é pouco”, afirma. Estudar o manual do usuário, além de estar bem assessorado, é fundamental para ter um carro sem problemas. Evite fazer mudanças de forma indiscriminada, o risco de erro é muito maior e seu gasto para reparar também será.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.