dez 19, 2014
203 Visualizações
0 0

O processo de logística de documentos

Publicado por

A logística de documentos é feita com o objetivo de facilitar a vida das empresas que muitas vezes não sabem como lidar com toda a papelada existente em seus espaços físicos. A logística é responsável pela coleta, separação, registro e a entrega de documentos, além de ter como função rastrear e fazer a segurança, tudo isso com sigilo garantido.

Algumas empresas, nesse segmento, têm inovado, como a Mex Brasil, que além de fornecer toda uma logística especializada para transportar documentos, atua com o manuseio de vários tipos de materiais empresariais. Aqui, no Vale Publicar, vamos apresentar as principais características desse tipo de atividade.

O transporte de documentos

O transporte precisa ser ágil e eficiente para seu negócio ser ainda mais competitivo. Para os executivos especializados, os profissionais e colaboradores precisam estar bem preparados e em constantes treinamentos para lidar de forma correta no manuseio logístico dos documentos. Só assim, se chega a um nível de qualidade e ética nos serviços que prestam.

Armazenamento

A empresa precisa estar preparada e se especializar cada dia mais para oferecer espaços físicos seguros e adequados para o armazenamento de documentos, isso independente do suporte documental. E esses documentos precisam ficar em um lugar de fácil acesso, por meio digital, para as pessoas autorizadas poderem utilizar para consultas ou para solicitação do acervo.

A Gestão do Estoque

Gerir o estoque de documentos é fundamental, pois não adianta guardar registros e não conseguir localizar posteriormente. Por isso deve-se realizar todo o controle do processo de solicitação e distribuição do material. Sendo assim é importante que a empresa, para realizar o trabalho de logística de documentos, tenha experiência qualificada para fazer o gerenciamento do estoque, sem levar em consideração o tamanho e o porte.

Os motivos

Grande parte das empresas não possuem meios técnicos e físicos para fazer sua logística interna. Outras não possuem capacidade financeira, que possibilite um investimento capaz de realizar os serviços de logística dos documentos, ou o conhecimento técnico na área é insuficiente. Assim, é conveniente contratar, em vez de começar do zero.

Não importa o tamanho de sua empresa, se você quer ganhar espaço em seu escritório, o caminho indicado é contratar um serviço de logística de documentos para apoiar com serviços profissionais. Com o surgimento de empresas de serviço de logística no mercado, as organizações não querem mais se preocupar com outros fatores que fujam à sua competência, por isso optam pela terceirização de logística de documentos.

TAGS

Comments are closed.