maio 9, 2017
96 Visualizações
0 0

Projeto de pavimentação deve levar em conta volume de tráfego

Publicado por

O pavimento de uma estrada reflete sua conservação. Afinal, o que os olhos estão vendo é exatamente a camada de asfalto que é colocada. O selante asfáltico tem a característica de proteger, vedando trincas e áreas que podem vir a se tornar futuras falhas. Todo o cálculo de espessura e qualidade do pavimento devem ser feitos de acordo com a quantidade de eixos que passam pelo pavimento. Nessa condição, o peso e a característica dos veículos impactam diretamente no projeto, bem como a toda a espessura de pavimento.
Só que é nesse momento que é que vem a preparação do solo. O que vem abaixo é quem vai determinar a qualidade do pavimento. É o solo que vem por baixo da camada de asfalto o grande responsável pelas deformações e absorções de impacto do tráfego corrente da via. A partir das necessidades desse solo serão preparadas as camadas de asfalto que vão absorver a demanda. Uma pavimentação bem desenvolvida, resistente, pode durar de 30 a 40 anos.

Camada de rodagem é a única que se troca periodicamente

Diante de um bom projeto, é a banda de rodagem é a única que permite troca. Afinal, é ela quem entrará em contato com a rodagem e receberá a ação direta do peso de caminhões e carros. Segundo Gregory Mâitre, da Betuseal, empresa de selante asfáltico quanto mais funcional as camadas inferiores, mais barata é a manutenção “quanto menos você precisar escavar o solo, menor será o custo para reparos. Portanto, é fundamental preparar bem o todo para a recepção das camadas de asfalto”.
O selante asfáltico surge como a possibilidade de se trabalhar com camadas cada vez mais finas e resistentes, facilitando a aplicação que demanda menor tempo de parada do tráfego sobre o trecho, bem como reduz o custo de implementação. Dessa maneira, o que se tem é uma estrutura confiável a partir da selagem do asfalto. Esse entendimento reforça a ideia de que a qualidade é diferencial em qualquer projeto e que bons profissionais e boas estruturas são fundamentais para que o todo seja resistente, barato e eficaz!

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.