dez 9, 2014
336 Visualizações
0 0

Quais são as lentes ideais para fotografar pessoas?

Publicado por

Você já parou para pensar quantas lentes diferentes existem no mercado fotográfico? São muitas, e cada uma possui uma função diferente. Uma FishEye, por exemplo, é dotada de lente com angulação em 180º, inadequada para fotografar pessoas.

O inverso se aplica às lentes grande angulares. Elas são perfeitas para fotografar lugares, mas não pessoas, pois também apresentam uma pequena distorção. Para fotografar pessoas, é preciso levar em consideração uma diversidade de fatores. São eles:

Distância focal

Lentes com distâncias focais menores que 70mm tendem a causar distorção e as maiores que 100mm causam achatamento. Portanto, recorra a lentes que possuem mais que 70mm e menos que 100mm. Essas lentes possuem grande abertura, possibilitando desfocar o fundo e dar prioridade à pessoa.

70mm

Para que você entenda melhor, veja o pequeno informativo:

lente-50mm

  • Lentes normais = 50mm
  • Lentes grande angulares: < 50mm
  • Lentes teleobjetivas: > 50mm

Lentes Claras

Para Rogério Von Kruger, fotógrafo de casamentos, o uso de lentes claras facilita bastante o procedimento para conseguir um bom retrato. “Quanto mais claras, melhor. Um bom equipamento pode ser caro, mas ele te ajudará a conquistar mais clientes. Então, antes de comprar, estude bastante as lentes que possuem abertura mais próxima de f/2, elas são ótimas para desfocar o fundo e dar total destaque para a pessoa fotografada.”

abertura-do-diafragma

Lentes tradicionais

As lentes que vêm no kit da câmera são uma furada. Na verdade, elas são boas para quem leva a fotografia como um hobbie ou que ainda está começando. Elas são escuras, distorcem retratos e possuem pouco zoom. São boas para paisagens, pois possuem capacidade de incluir mais elementos na foto.

Quem faz a fotografia é o fotógrafo

Não adianta estar com o melhor equipamento e não saber como fazer uma boa foto. Utilize todos os seus conhecimentos e fique atento a alguns detalhes. Se você for fotografar uma externa, cuidado para outros elementos não chamarem mais atenção que a pessoa fotografada. Não polua a imagem, enquadre bem o assunto e desfoque o fundo.

Fuja do sol intenso! Evite ao máximo fotografar no sol de meio-dia. Ele tende a deixar sombra no rosto das pessoas. Prefira dias nublados que te proporcionam uma luz mais equilibrada, no por do sol ou no nascer do sol. Pratique sempre, esse é o grande segredo!

Gostou das nossas dicas? Comente!

Texto cedido por Raphaela Aleixo

Assuntos Relacionados
Fotografia

Comments are closed.