maio 9, 2017
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Qual a função do ciborg?

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O ciborg é o equipamento que deve ao carro a geometria original da suspensão dianteira, afinal, com os buracos do dia a dia, não há equipamento que dure em sua capacidade original. Com o uso do carro e o tipo de condução, é comum que a cambagem seja perdida e, em muitos casos, o desvio é tão grande que não adianta apenas reapertos. Essa máquina redesloca a suspensão para sua origem, trazendo benefícios ao equipamento.
O especialista Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, fala sobre a importância do equilíbrio geométrico da suspensão: “A redução no desgaste dos pneus e a melhoria da condução são alguns dos benefícios. Além disso, é dessa maneira que podemos descobrir problema mais sério na estrutura”.

Desgaste irregular dos pneus marca problemas na cambagem

Cambagem nada mais é que alinhamento do camber. O ciborg não é o responsável direto por isso, mas não há cambagem com o deslocamento estrutural da suspensão. Assim, para poder ver se há algum problema, o seu pneu é indicativo. O desgaste com esse erro no alinhamento geométrico se inicia na ponta da banda de rodagem, até o centro desta parte, de acordo com o nível do problema.

Para que o resultado seja exatamente o esperado, é importante que não haja rachaduras. Afinal, o ciborg aplica grande força à estrutura e pode acabar ampliando o problema, ou seja, o profissional deve ser competente e fazer uma avaliação completa. Seu carro alinhado, além de economizar combustível, vai economizar outras peças importantes que se desgastarão com problema estrutural. Prevenir problemas é sempre a melhor solução e isso acontece também evitando que o carro entre em colapso na sua condição. Evite buracos, evite velocidade excessiva, mesmo que você esteja dentro dos limites de velocidade.

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