dez 30, 2014
209 Visualizações
0 0

A rastreabilidade clínica na saúde

Publicado por

 

A rastreabilidade está a cada dia mais presente e com eficiência nas clínicas médicas, isso torna mais ágil as decisões médicas e trazem mais eficiência. O serviço de rastreabilidade tem várias utilidades dentro de uma clínica, principalmente, pelo fato de possibilitar a identificação dos pacientes, fornecendo informações importantes ao médico e ao medicado.

O rastreamento de medicamentos, é obrigatório por lei, pois uma resolução da Anvisa de 2013 determina que haja rastreabilidade de medicamentos em todo país. Com isso há a certeza de que os hospitais mediquem adequadamente seus pacientes, que recebem o tratamento apropriado.

Segundo a Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, que desenvolve um sistema de rastreabilidade hospitalar de última geração, para se ter um serviço de rastreabilidade que chegue ao objetivo final com sucesso, ele precisa ter como base um padrão que atue com informações claras e compreensíveis a todos os envolvidos no processo: médicos, enfermeiros e pacientes.

A empresa de materiais cirúrgicos também mostra uma lista de vantagens que há, quando se faz um trabalho de rastreabilidade. A empresa mostra que algumas funções vão depender muito de cada sistema que é utilizado, uns são mais completos outros têm menos funções.

Funcionalidades gerais de um sistema de rastreabilidade

O sistema consegue reunir e a disponibilizar online atendimentos e informações demográficas, alérgicas e sinais vitais, além de prescrições e evoluções médicas e da enfermagem. Também disponibiliza diagnósticos, realização de cirurgias, resultados de exames, laudos e outras serviços semelhantes.

Outro fator de tremenda importância, e que facilita muito a vida dos profissionais de saúde, é a geração de informações clínicas, permitindo toda uma análise estatística, que possibilita uma visão mais completa, rápida e segura pelos profissionais envolvidos.

A rastreabilidade dos dados do paciente, com uma total integração entre todos os profissionais que serão capazes de analisar por completo, dentro do que interessa a cada um dos profissionais. Inclusive o próprio paciente pode acompanhar alguns dos seus dados médicos.

Essas são algumas das vantagens de se fazer a rastreabilidade em um clínica ou hospital. Como no mercado há vários tipos de produtos que realizam esse serviço, os profissionais da Axiste dizem que o importante é que se tenha à disposição de sua clínica, um sistema de rastreabilidade composto com as mais completas ferramentas que sejam de fácil manuseio, completo e, sobretudo, que agregue as melhores tecnologias.

TAGS
Assuntos Relacionados
Saúde e Bem-Estar

Comments are closed.