set 6, 2014
934 Visualizações
0 0

Tecnologias de Saúde

Publicado por

TECNOLOGIAS DE SAÚDE: o que é e qual seu campo de abrangência? SAÚDE PARA TODOS.

Tratamos aqui nesse espaço, por várias vezes, das mídias sociais por nos aproximarem uns dos outros, diminuindo o tempo e espaço entre as nações e pessoas, mas não nos oferecendo amor, intimidade, solidariedade, processos tão importantes fora da esfera virtual.

Hoje, entretanto, falaremos sobre as novas tecnologias sociais. Na saúde, por exemplo, as inovações tecnológicas, surgem e quer pelo crescimento exponencial de gastos com produtos da saúde como pela mudança do perfil epidemiológico das populações e a não eslasticidade dos recursos orçamentários.

A saúde representa 8% do PIB, organizando um mercado anual de mais de 120 bilhões. Emprega 10% da população brasileira com vínculos formais e é a área em que os gastos com pesquisa e desenvolvimento são os mais expressivos do País, conforme observa o Ministério da Ciência e Tecnologia (2007).

O que entendemos por tecnologia de saúde. É a somatória de técnicas e conhecimentos. É o conjunto de drogas, medicamentos, equipamentos e procedimentos, mais o conhecimento a eles agregados, aplicados à prevenção, promoção, educação, ao tratamento em saúde e a reabilitação dos agravos, em conjunto com os sistemas organizacionais e de suporte com o qual o cuidado à saúde é provido.

Segundo a Organização Mundial de Saúde e com base no consenso “saúde para todos para o século XXI” (1998), a abrangência das tecnologias de saúde compreende desde tecnologias que garantam benefícios diretos – tais como equipamentos médicos, medicamentos, por exemplo – a aquelas que participam da funcionalidade dos sistemas de saúde – tais como bancos de dados, geo-referenciamento, modelos de atenção e da organização dos serviços.

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

TAGS
Assuntos Relacionados
Notícias

Comente ou dê a sua opinião