maio 9, 2017
56 Visualizações
0 0

Transporte de bebês e crianças com segurança

Publicado por

Milhares de crianças são vitimas de acidentes de automóveis, devido à imprudência dos pais em relação ao uso das cadeiras de segurança. O uso do dispositivo para crianças de 0 até sete anos de idade é obrigatório, de acordo com a resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O motorista pego na infração será passível de multa no valor de R$ 191,54, além de perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A escolha do assento deve ser feita de acordo com o tipo físico da criança e o modelo do carro

Transporte seguro

De acordo com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja especializada em pneus no Rio de Janeiro , a escolha do assento adequado é fundamental para garantir a total segurança da criança.”Antes de adquirir um modelo de cadeirinha, deve-se verificar se o modelo escolhido é compatível com peso, tamanho e idade da criança, e o tipo de veiculo que suporta a sua instalação”.

Crianças não devem viajar de carro usando cinto de segurança para adultos

A criança, quando transportada no carro, deve fazer o uso de cadeiras e assentos de segurança, já que apenas o cinto de segurança não vai oferecer a segurança e o conforto necessário para uma viagem segura. O cinto de segurança foi projetado para pessoas com altura mínima de 1,45, portanto não protege as crianças contra traumas causados pelo impacto de um acidente.

“Muitos acidentes são causados pela escolha errada da cadeira, ou pelo produto não ser homologado pelo Inmetro, comprovando que o equipamento não passou pelos testes de colisão”, completa Danilo Vasconcelos.

Uma das principais causas de acidentes automotivos com crianças são ocasionados pela má instalação do produto.

As orientações de instalação devem ser seguidas de acordo com as especificações impostas pelo manual do produto, e caso esteja mal instalada poderá comprometer a segurança da criança em caso de impacto ou até uma simples frenagem.

Medidas de segurança ao viajar de carro com uma criança

Quando estiver viajando com uma criança no banco traseiro do carro é importante adotar algumas normas de segurança como travar a abertura das portas, fazendo uso de assessório que impeça que ela seja aberta por dentro. Mantenha sempre vidro pouco aberto com espaço suficiente para passagem de ar para ventilação e nunca transporte crianças no colo, porta malas ou caçambas. Nunca se deve transportar uma ou mais crianças em um mesmo cinto de segurança destinado a uma pessoa adulta.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.