maio 9, 2017
57 Visualizações
0 0

As vantagens do asfalto colorido

Publicado por

A utilização do asfalto colorido já é uma realidade em diversas cidades brasileiras. Indicado como elemento de sinalização de vias especiais ou de trânsito restrito, a pigmentação do pavimento viário atende principalmente à demanda por mais segurança, principalmente em vias urbanas.

Com a crescente expansão das ciclovias nas metrópoles, a coloração do asfalto tornou-se uma alternativa para garantir a distinção das faixas de ciclistas e as destinadas ao tráfego de veículos automotores. É uma forma de sinalização bastante eficaz, e que contribui para que as ciclovias tenham seu espaço respeitado.

Mas não é apenas nas ciclovias que o asfalto colorido tem utilidade. O material é amplamente utilizado também em pistas esportivas, como as de atletismo, locais de pouso de aeronaves ou mesmo como elemento decorativo em parques e jardins públicos.

Além da cor, existe alguma diferença em relação ao asfalto tradicional?

De acordo com Gregory Mâitre, da Betuseal, que fabrica selante asfáltico, “o asfalto mais utilizado no Brasil é o CBUQ, Concreto Betuminoso Usinado a Quente, e é indicado para vias de tráfego mais pesado. A versão colorida não difere do asfalto CBUQ, pelo menos nos quesitos usinagem e aplicação”.

Embora similar na composição e na durabilidade, o asfalto pigmentado tem algumas vantagens em relação ao comum:

  • Sua superfície é mais maleável, o que garante mais conforto
  • Adere normalmente a pavimentos já existentes
  • Sua aplicação é a frio, portanto, mais segura
  • Como tem face rugosa, é antiderrapante,
  • Podem ser pintados posteriormente, para efeito de sinalização viária

Caso o asfalto precise de proteção extra, ou de algum tipo de reparo,existem selantes asfálticos que têm como características, além de proporcionar vedação, fazer com que o asfalto literalmente se rejuvenesça. Por isso, acompanhando os avanços na indústria de asfalto, já está disponível selante colorido, com extensa palheta de cores, fabricado pela Betuseal, que detém a exclusividade do produto em terras brasileiras.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.