maio 9, 2017
278 Visualizações
0 0

Você sabe a diferença entre um pneu radial e diagonal?

Publicado por

Um dos itens mais importantes do seu carro não é feito de peças removíveis, eletrônicas, mecânicas ou algo parecido. Os pneus influenciam diretamente o desempenho veicular na estrada, o conforto da condução e até a segurança operacional. O nível de ruído e a estabilidade são amplamente variáveis de acordo com a condição e a qualidade dos compostos. Agora, dentro da escolha pelo melhor pneu está a engenharia de construção desse importante componente. Talvez você não tenha jamais ouvido falar em pneu radial e diagonal e o porquê que o radial é mais vendido e melhor que o seu concorrente.
A forma como as lonas são dispostas na estrutura interna do composto influenciam a estabilidade e são diferentes quando o assunto é desgaste. Antes daquela borracha que todos vêem rodar, há uma seção feita de ferros e lonas sobrepostas que compõem o interior do pneu.

O Pneu Diagonal

Pneu diagonal

Nesses compostos, a lonas são dispostas umas sobre as outras formando uma diagonal entre elas. Eles ficam ovalados em seu formato quando estão rodando sem peso, apenas com a estrutura do carro. Com carga, o formato se altera, ficando um pouco quadrada tendo as pontas arredondadas, com as tiras por dentro tendo um aspecto torto.

O Pneu Radial

É a evolução da engenharia de construção dos pneus. Não há sobreposição das camadas, tendo uma composição das lonas em formato perpendicular à rodagem, ou seja, correndo em direção ao centro do composto. Nos pneus radiais não há alteração do formato quando exposto à carga. Além disso, o desgaste é menor e o pneu apresenta maior estabilidade.

Pneu radial

Conclui-se então, que o pneu diagonal é uma tecnologia ultrapassada, sendo o radial uma opção melhor. O especialista em pneus, Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, corrobora com esse cenário “é visível a diferença entre pneus radiais e diagonais, basta ver uma ilustração de como são montados e logo chega-se à conclusão de que o radial é superior em todos os aspectos, principalmente no que tange estabilidade, consumo de combustível e desgaste”.

Assuntos Relacionados
Andrielle Bressane · Artigos · Serviço

Comments are closed.